CAMETÁ (Pará); Diocese

De Dicionário de História Cultural de la Iglesía en América Latina
Ir a la navegaciónIr a la búsqueda

A história da fé católica em Cametá data do início da colonização, por volta de 1617, com a chegada dos primeiros portugueses e dos frades Capuchinhos de Santo Antônio à localidade de Cametá Tapera, onde viviam os índios Camutás. Naquele lugar, os religiosos construíram uma capela e um pequeno convento com a intenção de catequizar os nativos.

Consta, ainda, a presença evangelizadora na região dos Capuchos da Piedade e, mais tarde, dos frades Carmelitas; além dos padres jesuítas e dos padres mercedários. Com a expulsão da Companhia de Jesus pelo Marquês de Pombal em 1767, a Diocese de Belém envia à Cametá e Baião sacerdotes diocesanos. Nas devoções populares, nas irmandades e nos templos encontramos atualmente claros vestígios da passagem e evangelização das congregações religiosas.

Destacamos, ainda, a herança cultural dos escravos africanos cujas tradições até hoje persistem nas localidades surgidas dos antigos quilombos. Em 1635 Cametá Tapera é reconhecida como Vila e, em 1713, é transferida para o local onde se acha instalada hoje a cidade de Cametá, a qual foi elevada à essa condição em 1848.

Dentre os cametaenses ilustres destaca-se: Pe. Prudêncio José das Mercês Tavares; Ângelo Custódio Corrêa; Dom Romualdo de Sousa Coelho, bispo de Belém do Pará; Dom Romualdo de Seixas, bispo de Belém do Pará e arcebispo da Bahia; e Dom Milton Corrêa Pereira, arcebispo de Manaus. Desde o ano de 1933 a região foi atendida pelos padres Lazaristas (Congregação da Missão) e em 29 de novembro de 1952, pela bula Providentissimi Consilium, o Papa Pio XII criou a Prelazia de Cametá, desmembrada de Belém, e entregue aos cuidados pastorais dos padres Lazaristas; os quais evangelizaram com acento especial à promoção social e, a partir de 1968, acompanharam o nascimento das Comunidades Eclesiais de Base, que nesta Igreja Local são chamadas de Comunidades Cristãs.

Em 5 de maio de 2013 a Prelazia de Cametá foi elevada à dignidade de Diocese. Localizada no nordeste paraense, em plena Amazônia, banhada pelo rio Tocantins e cortada pela rodovia Transamazônica, a Diocese de Cametá possui uma extensão geográfica de, aproximadamente, 48.309 km² e uma população de 616.572 habitantes (IBGE 2016). Está formada pelos municípios de Cametá, Limoeiro do Ajurú, Oeiras do Pará, Igarapé Miri, Mocajuba e Baião (Região Tocantina); e pelos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento e Pacajá (Região Transamazônica).

As características territoriais, sociais, econômicas e culturais destas duas regiões são bastante diversas. Esta Igreja Local congrega vinte paróquias e conta com vinte e cinco sacerdotes diocesanos e quatro religiosos. O ministério diaconal é desenvolvido por dezoito diáconos permanentes. A vida consagrada está presente em número de treze comunidades religiosas: duas masculinas e onze femininas.

A Diocese de Cametá tem rosto de comunidade: são mais de setecentas comunidades cristãs. As pastorais reconhecidas a nível de CNBB Nacional estão presentes e atuantes na maioria das paróquias. Em nível de formação a Diocese conta com o Seminário Maior «Bom Pastor», em Ananindeua; o Seminário Menor «Pe. Josimo», em Cametá; a Escola Diaconal «Pe. Geraldinho»; e duas escolas de leigos: «Dom José Elias Chaves», em Cametá e « São Paulo», em Tucuruí.

A Assembleia do Povo Deus e os Conselhos Diocesanos de Pastoral são os organismos pastorais de comunhão e participação. Atualmente, a Diocese está empenhada na evangelização através de seu plano de pastoral (2013 a 2017) que contempla cinco grandes urgências: a formação e animação bíblica da pastoral; o dízimo; a defesa da vida; a revitalização das comunidades cristãs; e a evangelização da juventude. Esta Igreja Local, também, está empenhada na formação de clero próprio, no amadurecimento dos ministérios leigos e na auto sustentação financeira.

EPISCOPOLÓGIO:

Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, Administrador Apostólico (1952-1955);

Pe. Cornélio Veerman, Administrador Apostólico (1955-1961);

Dom Cornélio Veerman, 1º Bispo Prelado (1961-1969);

Pe. Henrique Reimslag, Administrador Apostólico (1970-1980);

Dom José Elias Chaves, 2º Bispo Prelado (1980-1999);

Pe. Pedro Gotardo Donatti, Administrador Diocesano (1999-2000);

Dom Jesus Maria Cizaurre, 3º Bispo Prelado (2000-2013);

Dom Jesus Maria Cizaurre, 1º Bispo Diocesano (2013-2016);

Pe. João Thimóteo de Oliveira, Administrador Diocesano (2016-...)

REFERENCIAS

BARROS, José H. O. de. O imaginário da republica em Cametá. Republicanos, democratas e outros partidos na batalha da construção da república em Cametá-Pará (1886-1960). Coleção Novo Tempo Cabano Vol. III. Cametá, 2007.

FRENCKEN, Geraldo. Em missão: padres da congregação da missão (lazaristas), no nordeste e norte do Brasil. Fortaleza: edições UFC, 2010.

SOUSA, A. Gaia de. Irmandades leiga na Amazônia: os irmãos devotos de São Sebastiao de Belos Prazeres – Cametá/Pará (1960-2010). Coleção Novo Tempo Cabano Vol. IX, AGS. Cametá, 2012.

SOUSA, R. Valdomiro. Campesinato na Amazônia: da subordinação à luta pelo poder. Belém: NAEA, 2002.


CAIO BOSCHI