CAXIAS DO SUL; (Rio Grande do Sul) – Diocese

De Dicionário de História Cultural de la Iglesía en América Latina
Ir a la navegaciónIr a la búsqueda

A Diocese de Caxias, RS, foi criada, no dia 08 de setembro de 1934, pela Bula Quae spirituali christifidelium do Papa Pio XI. Aos 10 de novembro de 1966, por um Decreto da Sagrada Congregação dos Bispos, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul. A Padroeira principal é Nossa Senhora de Caravaggio e Padroeira secundária Santa Tereza de Ávila.

Sua população compunha-se predominantemente de imigrantes italianos, que chegaram no ano de 1875, junto com menores procedências de poloneses, suíços, suecos, alemães e a presença de portugueses e açorianos. Estes povos formaram a nossa cultura religiosa e social. Na data da criação, a Diocese tinha 33 paróquias. No momento atual (2016) tem 73 paróquias, 109 sacerdotes diocesanos e 36 religiosos.

Instituições: Um seminário Menor com o nome «Nossa Senhora Aparecida» (1939). Aqui se formaram, além de numerosos sacerdotes, um bom grupo de leigos que continuam marcando a sociedade no campo político e social. Dois seminários Maiores: (Filosofia – Propedêutico em Caxias do Sul e Teologia em Porto Alegre). Temos um Centro Diocesano de Formação Permanente que acolhe e prepara sacerdotes, leigos e leigas para o trabalho pastoral.

A Associação «São João Maria Vianney», cuida da formação permanente e da saúde dos padres. Congregações Religiosas masculinas e femininas, somando ao todo 509 pessoas, que se dedicam ao ensino religioso e nas pastorais sociais. Dois mosteiros de Irmãs: Carmelitas e Clarissas Capuchinhas. Hoje surgem novos movimentos e novas comunidades, com carismas diversificados. A Diocese foi pioneira na criação do ensino Universitário, fundando, com outras entidades, a Universidade de Caxias do Sul, UCS, sendo membro do Conselho Superior (FUCS).

Missionariedade da Diocese: A partir da fé dos imigrantes a Diocese procurou dar respostas de cooperação missionária. Para melhor preparar, acompanhar e animar o trabalho missionário, foi criado o COM «Centro de Orientação Missionária». Através do projeto de «Igrejas-Irmãs», foram enviados missionários e missionárias para as Regiões Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás, e Nordeste, Bahia, Maranhão. Alguns sacerdotes, religiosos e religiosas receberam o convite para assessorar na Dimensão Missionária da CNBB, como Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias. Sacerdotes e leigos, também, foram Assistentes Nacionais, Latino-Americanos e Internacionais da Ação Católica Especializada.

A Diocese situa-se no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Limita-se com a Arquidiocese de Porto Alegre e Dioceses de Passo Fundo, Vacaria, Novo Hamburgo, Osório, Santa Cruz do Sul, e Criciúma em SC. Encontra-se numa região serrana formada de montanhas e colinas variando dos 700 a 1000 metros de altitude, numa superfície de 11.892 Km2. A população é de 940.850 habitantes (2016), com 32 municípios. A Diocese está dividida e organizada em seis Regiões Pastorais e um Vicariato Episcopal, com 983, comunidades igrejas urbanas e rurais. Tem um Santuário Diocesano, dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio e outros três Santuários (Santo Antônio em Bento Gonçalves – Aparecida em Nova Prata – Nossa Senhora do Rosário de Pompeia em Pinto Bandeira).

Em todas as regiões pastorais há a formação do laicato, com escolas de teologia para leigos, preparando para os vários ministérios e serviços. Estamos na 13ª edição de Fé, Política e trabalho. Um grande desafio é a acolhida dos imigrantes: CAM – Centro Atendimento Migrantes das Irmãs Scalabrinianas.


Episcopológio:

1º. Dom José Barea (1936-1951). Nasceu em Nova Treviso - Nova Roma do Sul - aos 19/01/1893. Seu Lema: Victoria nostra, fides nostra, Esta é a nossa vitória: a nossa fé (cf. 1Jo 5,4);

2º . Dom Benedito Zorzi, (1952-1983). Nasceu em Nova Pádua, aos 27/05/1908. Seu lema: Ut benedictionem possideatis, Para serdes herdeiros da bênção (cf. 1Pd 3,9).

Dom Frei Cândido Maria Bampi, ofmcap, Bispo Auxiliar. Nasceu em São Vigílio, Caxias do Sul, aos 25 de janeiro de 1889. Seu lema: Impendam et superimpendar pro vobis, Gastarei e desgastarei a mim mesmo em vosso favor.

3º. Dom Nei Paulo Moretto, (1983-2011). Nasceu em Caxias do Sul aos 25/05/ 1936. Seu Lema: “Tudo é graça”. É Bispo Emérito

4º. Dom Alessandro Ruffinoni, (2011...). Nasceu aos 26 de agosto de 1943, em San Martino De' Calvi (BG), Itália. Missionário Scalabriniano. Seu Lema: “Na Igreja ninguém é estrangeiro”.


JOÃO PANAZOLLO

Artículos relacionados