ESTÂNCIA; (Sergipe) – Diocese

De Dicionário de História Cultural de la Iglesía en América Latina
Revisión del 12:35 9 ago 2020 de Vrosasr (discusión | contribuciones)
(dif) ← Revisión anterior | Revisión actual (dif) | Revisión siguiente → (dif)
Ir a la navegaciónIr a la búsqueda

A Diocese de Estância foi criada pelo Papa São João XXIII por meio da Bula Ecclesiarum Omnium, de 30 de abril de 1960. Pelo mesmo ato, foi criada a Diocese de Propriá e elevada à dignidade de Arquidiocese a Igreja Particular de Aracaju, que até então abrangia todo o Estado de Sergipe. O território diocesano possui 6.736 Km² e uma população de 471.508, conforme o Censo de 2010.

Circunscreve dezesseis municípios das regiões sul e centro-sul de Sergipe: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba. Limita-se com o Oceano Atlântico, a Arquidiocese de Aracaju-SE, a Diocese de Alagoinhas-BA e a Diocese de Paulo Afonso-BA.

A região em que veio a se estabelecer a Diocese de Estância foi a primeira em Sergipe a ser contemplada pela ação missionária dos jesuítas, ainda no período colonial brasileiro. No ano de 1575, sob as ordens do Governador do Norte do Brasil, Luís de Brito, atravessaram o leito do Rio Real (que separa os territórios da Bahia e de Sergipe) o padre jesuíta Gaspar Lourenço e seu confrade João Salônio, acompanhados por vinte soldados e vinte neófitos da Aldeia de Santo Antônio da Bahia.

Posteriormente, aos 05 de julho de 1680, a região onde se desenvolveu essa primeira missão jesuítica, denominada então de «Santa Luzia do Rio Real», foi elevada à condição de freguesia. Por outro lado, aos 19 de junho de 1632, o sesmeiro Pedro Homem da Costa e sua esposa Mércia Cardoso, dedicaram, na mesma região, uma capela a «Nossa Senhora de Guadalupe», invocada pela primeira vez no Brasil com esse título. Essa capela foi a semente do que veio a se tornar a atual Catedral Diocesana de Estância.

A criação de mais dioceses em Sergipe era um antigo projeto dos seus primeiros bispos, cabendo, no entanto, ao então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, e a Dom José Vicente Távora, Bispo de Aracaju, a coordenação dos trabalhos preparatórios imediatos. Após intensa mobilização do clero e dos fiéis leigos, bem como das classes política e empresarial, realizou-se, aos 15 de outubro de 1960, a cerimônia de instalação canônica. O primeiro bispo diocesano foi Dom José Bezerra Coutinho (de 1961 a 1985).

Sucederam-no Dom Hildebrando Mendes Costa (de 1986 a 2003) e Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida (de 2003 a 2013). Na atualidade (2016), o bispo diocesano é Dom Giovanni Crippa, IMC, cuja posse ocorreu aos 24 de agosto de 2014. A Diocese de Estância compreende até o momento 27 paróquias, organizadas em 5 foranias. Possui 43 sacerdotes incardinados residentes, 03 sacerdotes incardinados não residentes, 21 seminaristas e 58 religiosas, estas integrantes de 9 Institutos de Vida Consagrada: Congregação do Divino Mestre, Congregação de Santa Terezinha, Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, Irmãs de Santa Maria de Namur, Irmãs de São José de Pinerolo, Ministras dos Enfermos de São Camilo, Missionárias de Jesus Crucificado e Pias Mestras Venerine. Integram ainda a Diocese de Estância uma Associação Internacional de Fiéis (Fazenda da Esperança), duas comunidades de leigos consagrados (Comunidade Obra de Maria e Comunidade Católica Força Jovem), três centros de formação e cultura (Instituto Diocesano da Estância, Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Guadalupe e Instituto de Teologia São João XXIII) e dois centros de assistência religiosa e social (Cáritas Diocesana e Centro Social Pastoral “Esperança de Deus”).

Buscando sempre sintonizar-se com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Diocese de Estância, por meio de seus pastores, religiosas e da atuação de diversas associações, movimentos leigos e pastorais (Vocacional, Familiar, Universitária, da Criança, da Pessoa Idosa, da Juventude, do Dízimo e da Comunicação, dentre outras), procura ser uma Igreja em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica e comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos.

Referências

ALMEIDA NETO, Dionísio de. A luz da fé no Jardim de Sergipe: aspectos históricos do catolicismo em Estância-SE (1632-2003). Paraná: Editora Prismas, 2016.

DIOCESE DE ESTÂNCIA. Guia Diocesano 2016. Aracaju-SE: Gráfica e Editora J. Andrade, 2016.


CAIO BOSCHI

Artículos relacionados